Com que frequência você os faz?
É indicado ser feito uma vez ao ano o famoso CHECK UP ANUAL.
É um dos exames mais solicitados pelos médicos e um dos mais importantes para nossa saúde. Ele avalia: hemácias, leucócitos e plaquetas. Podendo detectar várias doenças como por exemplo: Hepatites, câncer, hipotireoidismo…
A saúde do paciente é investigada como um todo: verifica-se o funcionamento do organismo e até mesmo o controle de tratamentos.
Verificam-se a contagem das células vermelhas (relacionadas a anemia), células brancas ou leucócitos (relacionadas a infecção e inflamação e a todo sistema imunológico).
Dependendo do exame a ser feito o jejum pode variar de 8 a 12 horas.
Alguns exames para detectar doenças autoimunes:
- VHS (velocidade de hemossedimentação): mede a velocidade com que os glóbulos vermelhos (eritrócitos) se sedimentam no fundo do tubo com sangue. Quando a inflamação encontra-se aumentada.
- CBC (hemograma completo): número de glóbulos vermelhos no sangue, se esta diminuído há anemia, há uma diminuição de glóbulos vermelhos na presença de inflamação.
- FAN/FAN Hep-2: (fator antinuclear): ajuda a diagnosticar várias doenças autoimunes. Detecta presença de autoanticorpos que no caso das doenças autoimunes atacam a própria célula e tecido do organismo.
- ANA (anticorpos antinucleares e citoplasmáticos): presentes nos organismos de pessoas com alguma desordem autoimune.
- ANCA (anticorpos citoplasmático anti-neutrófilo).
Sendo esses dois últimos essenciais para o diagnóstico de autoimune.
O diagnóstico de uma doença autoimune tem que ser feito por meio de uma combinação de quadro clínico apresentado pelo paciente e exames laboratoriais. O diagnóstico é feito de forma única e distinta.
Eu faço meus exames anualmente. E tenho mantido tudo sobre controle há algum tempo.