Há muitas semelhanças entre esses dois Órgãos, mas citarei somente duas: são ricos em vasos e nervos e habitam uma grande quantidade de microorganismos.
O intestino tem um papel fundamental nas doenças autoimunes. É considerado nosso 2. Cérebro, pode funcionar sozinho, sem precisar fazer o que o cérebro lhe diz. Está relacionado aos níveis de estresse do indivíduo assim como o estado de ânimo.
A microbiona intestinal é formada por uma população de micro-organismos, bactérias, que vivem no nosso intestino e que exercem grande importância tanto no próprio intestino como em outros órgãos, inclusive a pele!
Esses microorganismos atuam no equilíbrio do sistema imunológico do intestino, nos protegendo contra as bactérias maléficas. Se tivermos uma alimentação NÃO saudável, acabamos prejudicando todo esse funcionamento. Estaríamos “alimentando” as bactérias nocivas, fazendo-as aumentar em quantidade desestabilizando todo o bom funcionamento do intestino, da flora intestinal. Isso é o que chamamos de Disbiose Intestinal, o corpo não fica tão protegido como deveria, dando lugar a processos inflamatórios.
Que podem atingir vários órgãos, inclusive a pele. Desenvolvendo problemas e doenças crônicas.
Quando atinge a pele, teremos como resultado dessa inflamação: acne, dermatites, rosácea, barreira cutânea, comprometida, psoríase…
Por isso temos que ter desde pequenos uma alimentação saudável sim! Aliás, não só a alimentação, mas sim um estilo de vida. A prática de exercícios físicos, caminhadas, meditação tudo que lhe promova o bem estar é fundamental para que seu intestino permanece saudável. Quanto mais saudável você se alimentar, menos problemas apresentará no futuro!